A versão 1.09.4a foi a última compilação da era Final Demo do Sonic Robo Blast 2. Lançada em agosto de 2006 - há mais de 15 anos! -, por um lado ela removeu a habilidade de Knuckles planar várias vezes no mesmo salto e o modo de jogo Caos, mas por outro trouxe devidas sprites para a superforma de Sonic e, principalmente, adicionou novos recursos para o desenvolvimento de add-ons.
Portanto, foi nessa versão onde a comunidade de desenvolvimento de conteúdo modificado de fato começou. No entanto, dada a vetustez da compilação, muitas pessoas têm dificuldade em configurá-la nos sistemas modernos. Esse tutorial está aqui para resolver isso.
Os binários do jogo estão disponíveis no website do Sonic Robo Blast 2. Clique aqui para acessar a página de download e transfira o arquivo Final Demo 1.09.4. Descompacte o arquivo executável para uma pasta utilizando o software 7-Zip ou outro similar. Dentro dela, haverá um arquivo chamado SRB2Src1094.exe
- você pode deletá-lo para economizar espaço em disco.
Abra o Bloco de Notas - ou qualquer outro software de edição de texto de sua preferência - e nele insira a linha gr_filtermode 0
. Iremos criar um arquivo chamado autoexec.cfg
, que executa comandos na inicialização do jogo de forma automática. O comando que inserimos irá definir o valor do filtro anisotrópico para Nearest
(mais próximo), tornando os gráficos e textos nítidos ao invés de borrados, como é configurado por padrão.
Salve o arquivo com o nome que foi mencionado antes (autoexec.cfg
) dentro da pasta do jogo. Tome cuidado com a extensão do arquivo - salvar com o nome de autoexec.cfg.txt
não funcionará!
Feche o editor de texto e abra-o novamente, pois iremos criar outro arquivo. Digite a linha srb2win.exe -opengl
e salve dentro da pasta do SRB2 com qualquer nome, desde que use a extensão .bat
. Esse arquivo será o responsável por iniciar o jogo utilizando a renderização em OpenGL, que aumenta o desempenho do jogo ao utilizar o chip gráfico, adiciona efeitos visuais e configurações extras.
Informação
Utilizar o método de renderização via OpenGL não é obrigatório. Computadores mais antigos podem não dar suporte ao recurso, resultando em erro ao tentar inicializar o jogo ou em desempenho degradado. Se este for o caso, não crie este último arquivo e abra o jogo pelo próprio executável.
Agora, inicie o jogo. Na tela de título, vá em Options
, Video options...
, 3D card options...
e em Fulscreen
selecione Yes
. Volte para a tela anterior e vá em Video modes
. Escolha a resolução do seu monitor, pressione Enter e por último pressione D para definir a configuração como padrão.
Atenção!
Usuários que desejarem gravar vídeos para o canal do Acervo no YouTube devem usar uma das resoluções especificadas neste artigo.
Feitas essas configurações, o Sonic Robo Blast 2 versão 1.09.4a estará devidamente configurado com todos os recursos funcionando como deveriam.
Feito com ❤️ pela comunidade brasileira de Sonic Robo Blast 2 desde 2021.
Todos os conteúdos presentes são de propriedade de seus respectivos autores. Para mais informações, clique aqui.