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Sonic Robo Blast 2
Desenvolvedor: Sonic Team Junior
Versão mais recente: 2.2.13
Datas de lançamento:
  • 31/10/1999 (primeira versão)
  • 07/12/2019 (última atualização)
  • 09/09/2023 (última correção)
Modo(s): Um Jogador e Multijogador
Plataformas: Windows, macOS,
Linux e Android
Download: clique aqui

Sonic Robo Blast 2

Este artigo é uma adaptação.
O conteúdo desta página é fortemente derivado do conteúdo de mesmo nome no SRB2 Wiki. Portanto, diferente do resto do website, este artigo é oferecido sobre a Licença de Documentação Livre GNU 1.3.

Sonic Robo Blast 2 (comumente abreviado por SRB2) é um fangame de computador baseado na série de jogos do Sonic. Ele é um plataforma 3D desenvolvido por um grupo chamado Sonic Team Junior, usando uma versão modificada de um porte do código-fonte de Doom chamado Doom Legacy. Ele é fortemente inspirado nos jogos originais do Sonic em 2D para o Mega Drive e é uma tentativa de recriar esse estilo em 3D. Algo inteiramente original do Sonic Robo Blast 2 é seu modo multijogador, uma variação dos clássicos jogos de tiro em primeira pessoa com elementos de Sonic.

Por ser construído no motor modificado Doom Legacy, o Sonic Robo Blast 2 é altamente customizável. Objetos personalizados, personagens e mapas inteiros podem ser criados com ajuda de editores externos, e o código-fonte do jogo é aberto para modificações também. O SRB2 está em desenvolvimento desde 1998 e ainda é incompleto, apesar da última versão mostrar uma boa parte do que está sendo planejado para o jogo.

História

Meses após a derrota de Dr. Eggman em Sonic Robo Blast, o doutor desenvolveu grande interesse em aproveitar a energia de uma formação rochosa chamada Rocha Negra. Após reivindicá-la como sua nave de guerra, Dr. Eggman escolheu a Montanha Greenflower como seu primeiro alvo. Sonic olhou para o enorme encouraçado mirado para o local, que já havia atirado em poucos instantes. Embora o ouriço tenha corrido em disparada para impedir o ataque à Montanha Greenflower, sua velocidade não foi párea e o local já havia sido desfigurado quando chegou. Agora, Sonic e seus amigos partem para uma nova jornada, afim de impedir que a Rocha Negra continue em posse do doutor.

Personagens

O Sonic Robo Blast 2 oferece três personagens jogáveis, cada um com habilidades únicas: Sonic possui o chamado Pulso de Velocidade, que o faz ser lançado para frente no ar em alta velocidade. Sonic também pode se transformar em Super Sonic na campanha de Um Jogador coletando as sete Esmeraldas do Caos. Tails pode voar, permitindo que ele possa atravessar seções complicadas com facilidade e alcançar praticamente qualquer lugar em uma zona. Knuckles pula mais baixo, mas é capaz de escalar paredes e planar no ar. Adicionalmente, ele pode quebrar paredes rebentáveis ao entrar em contato, que o permite acessar caminhos secretos. Todos os três personagens possuem a habilidade Spin Dash, que é característica dos jogos do Sonic. Também há a opção de jogar com Sonic e Tails juntos, o menino raposa pode agarrá-lo e o levar a lugares mais altos.

Jogabilidade

Um Jogador

O recurso principal do Sonic Robo Blast 2 é sua campanha no modo de jogo Um Jogador. No seu estado final, ela se estenderá entre sete e nove zonas, cada uma contando com três atos. Atualmente, ela apresenta seis zonas com três atos e uma zona incompleta com apenas um ato. Os dois primeiros atos de cada zona são fases típicas de jogos de plataforma, e o terceiro ato é uma batalha contra chefe. Da mesma forma que nos jogos clássicos do Sonic, cada zona tem seu próprio tema, apresentando gráficos distintos, inimigos e obstáculos. De forma contrária aos títulos oficiais do ouriço em 3D como em Sonic Adventure, as zonas apresentam diversos caminhos e são abertas, com itens secretos que encorajam a exploração.

Zona Greenflower.

A primeira zona do jogo é a Greenflower, uma zona curta e fácil ambientada em prados exuberantes, com objetivo de apresentar o jogo aos jogadores. A zona Techno Hill, que é ambientada em um vale poluído por uma das fábricas de Dr. Eggman, introduz o jogador à obstáculos mais complicados, como lodo flutuante, correias transportadoras e pisos que dão choque. Deep Sea, a terceira zona, é ambientada em ruínas antigas que foram parcialmente submergidas por água. Ela apresenta cachoeiras e extensas sessões subaquáticas onde o jogador precisa constantemente coletar bolhas de ar de pontos específicos do mapa para não morrer afogado. A quarta zona, Castle Eggman, é ambientada em um castelo construído por Dr. Eggman em uma floresta. Ela apresenta correntes giratórias que lançam o jogador no ar, da mesma forma que vários tipos de bastões giratórios.

A quinta zona, Arid Canyon, se passa em um seco desfiladeiro com uma forte temática de velho oeste, apresentando barris de dinamite ativados, polias que movimentam cordas na qual o jogador pode agarrar e carrinhos de mina que o jogador pode dirigir. A zona Red Volcano, que se passa em um vulcão ativo cheio de lava que derrete os anéis do jogador, atualmente possui só um ato. As zonas planejadas para o jogo, sétima e oitava, Dark City e Grand Eggship, não estão incluídas na versão atual. A penúltima zona, Egg Rock, se passa em uma estação espacial, contendo inúmeras armadilhas elaboradas, seções no espaço sideral onde o jogador não pode respirar e seções com gravidade invertida. A zona final, Black Core, é exclusiva para chefes e apresenta os inimigos finais que o jogador deve que enfrentar em sua jornada.

A campanha de Um Jogador também pode ser jogada no modo Contra o Relógio, onde os jogadores podem jogar novamente as zonas do jogo para atingir uma pontuação mais alta, coletar um número maior de anéis ou finalizá-las o mais rápido possível. Os jogadores também podem optar por salvar e reproduzir replays de suas melhores tentativas, além de correr contra tentativas anteriores.

Multijogador

O Sonic Robo Blast 2 apresenta diversos modos de jogo multijogador que podem ser jogados em tela dividida ou por uma conexão de rede. O modo multijogador inclui os modos de jogo Cooperativo (que é basicamente a campanha de Um Jogador permitindo vários jogadores ao mesmo tempo), Competição, Corrida, Combate e Combate em Times, Pega-Pega, Esconde-Esconde e Capture a Bandeira.

O Competição é similar ao modo de dois jogadores do jogo Sonic the Hedgehog 2. Ele é jogado em zonas do modo Um Jogador e permite os jogadores competirem em categorias como menor tempo, maior número de anéis coletados e maior pontuação obtida. O modo Corrida é similar, mas aqui os jogadores competem apenas pelo menor tempo.

Partida no modo de jogo Combate.

O Combate é similar a um jogo típico de combate mortal de tiro em primeira pessoa, mas com os jogadores atirando anéis ao invés de projéteis. Ele é jogado com a câmera em primeira pessoa em vários mapas construídos especificamente para este modo de jogo. Devido a natureza rápida do Sonic Robo Blast 2, os anéis são apenas um pouco mais rápidos que o jogador. Dessa forma, os jogadores precisam antecipar os movimentos dos seus oponentes e mirar além deles para poder acertar um tiro. Entre os anéis comuns, também existem sete tipos de anéis de armas especiais, cada um com um efeito diferente, que podem ser encontrados e coletados ao explorar o mapa. Combate em Times é simplesmente o modo Combate mas com dois times. O time que faz mais pontos vence.

O Pega-Pega e o Esconde-Esconde são dois modos de jogo bem próximos, em que cada um deles é jogado normalmente em mapas de Combate. No Pega-Pega, um dos jogadores é o procurador e precisa perseguir os outros jogadores atirando anéis neles. Quando ele acerta um jogador, este também se torna um procurador. No Esconde-Esconde, o jogador que é o procurador fica cego e imóvel por um curto período de tempo, permitindo que os outros jogadores possam se esconder. Quando o tempo para se esconder acaba, os controles dos escondedores é desativado e o procurador deve procurá-los e atirar neles.

O Capture a Bandeira funciona da mesma forma que os capture a bandeira tradicionais de jogos de tiro em primeira pessoa. Os jogadores são divididos em dois times e cada um deles defende sua base, que contém uma bandeira. Para marcar um ponto, o time precisa roubar a bandeira da base inimiga e trazê-la para a sua base, ao mesmo tempo que impede sua própria bandeira de ser roubada. O Capture a Bandeira é configurado igual um jogo de Combate, mas é jogado em mapas próprios.

Conteúdo desbloqueável

O Sonic Robo Blast 2 apresenta uma variedade de conteúdos adicionais, sendo mais notável suas zonas extras. Entre essas zonas, há algumas excepcionalmente difíceis chamadas de Zonas Desafiadoras, além de alguns mapas criados pela comunidade. O conteúdo desbloqueável pode ser acessado pelo menu Extras na tela de título, que aparece apenas depois do jogador desbloquear algum conteúdo. Ele inclui uma lista de recompensas desbloqueáveis e os requisitos para destravá-las. Conteúdo bônus pode ser desbloqueado primariamente de duas formas: caçando por emblemas ou obtendo as sete Esmeraldas do Caos.

As Esmeraldas do Caos podem ser adquiridas ao coletar Fichas de Esmeralda que estão escondidos em todos os níveis exceto as batalhas contra chefe. Quando o jogador conclui um ato após coletar uma dessas fichas, ele é enviado a um Estágio Especial. Os Estágios Especiais são baseados no jogo Nights into Dreams... e permite que o jogador voe em uma faixa circular, tentando coletar esferas azuis suficientes para obter a esmeralda. Quando os Estágios Especiais são desbloqueados, eles também podem ser jogados novamente no Modo NiGHTS, que é o equivalente do Contra o Relógio para fases do NiGHTS. Obter pontuações mais altas nos Estágios Especiais permite desbloquear mais fases de NiGHTS.

Adicionalmente, o jogo conta com 200 emblemas, que são ícones coletáveis com asas que permitem o jogador desbloquear conteúdo bônus. Alguns dos emblemas estão escondidos em mapas do modo de Um Jogador e podem ser coletados pelo jogador, enquanto outros são obtidos após atingir certos requisitos no Contra o Tempo e Modo NiGHTS e completando várias outras tarefas.

A seção a seguir contém spoilers.
Esta seção possui informações que são descobertas durante o jogo, seja parte da história, um conteúdo desbloqueável ou segredo. Saia da página se você não deseja vê-los.

Estão disponíveis três personagens jogáveis que são desbloqueados durante a campanha do jogo, cada um após encontrar sua contraparte que não é jogável. Amy Rose não pode utilizar o Spin Dash, mas pode usar seu martelo Piko Piko para pular sobre os inimigos, além de abrir caminhos secretos. Fang também não pode utilizar o Spin Dash, mas pode quicar com sua cauda para se mover de forma mais ágil, além de usar sua arma de cortiça para quebrar monitores e destruir inimigos. Metal Sonic pode pairar, permitindo que ele atravesse pequenas seções duma fase. Entretanto, ele vai ficando cada vez mais lento se não se mover rápido o suficiente. Adicionalmente, ele pode entrar no modo propulsão ao correr em sua velocidade máxima por tempo suficiente. No modo propulsão, ele começa a piscar em laranja e pode atravessar espinhos e inimigos.

Os spoilers terminam aqui.

Customização

Pelo fato do Sonic Robo Blast 2 ser construído em um motor personalizado de Doom, ele é facilmente customizável e a vastidão de add-ons criados pela comunidade é uma das bases da popularidade do jogo. Ele usa o formato de arquivo WAD do Doom, que permite o usuário armazenar conteúdos customizados como gráficos, efeitos sonoros, música e fases na forma de lumps. Desde a versão 2.1.21, o jogo também suporta arquivos PK3, que são arquivos ZIP compactados com uma extensão diferente. Para criar e editar arquivos WAD e PK3, o usuário precisa dum editor de WAD como o SLADE.

Mapas customizados podem ser criados com editores de mapa especiais. O mais usado atualmente é o Zone Builder, uma modificação do programa Doom Builder feito especificamente para o Sonic Robo Blast 2. Uma linguagem de programação rudimentar chamada SOC permite o usuário mudar várias das configurações do jogo, modificar objetos existentes e criar conteúdo customizado como novos objetos, cinemáticas, desbloqueáveis e personagens jogáveis. O SRB2 também é customizável via Lua, uma linguagem de programação complexa que permite o jogador escrever lógica customizada para o jogo.

Pelo fato do Sonic Robo Blast 2 ser um jogo de código aberto, os usuários podem também modificar e compilar o código-fonte do jogo para criar modificações muito mais abrangentes.

Ligações externas

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